Workshop Conexão - Praça XV ao Mar
A Praça XV foi separada do mar e deixou de ter as características de praça central da cidade e de ponto de chegada e de saída dos visitantes, a partir do aterramento da Baía Sul de Florianópolis. Ao longo dos anos, essa separação física provocou, além do isolamento, um vazio na frente da praça que demonstra uma certa perplexidade da cidade em relação ao que fazer naquele local, uma separação emocional.
Diversos projetos já foram sugeridos e um deles chegou a ser parcialmente implementado (o do paisagista Burle Marx), deixando uma alameda de palmeiras que não liga nada a lugar algum, e que apresenta as árvores sem conservação (algumas em lamentável processo de extinção). Hoje, à beira-mar, os equipamentos atuais (Centro Sul de eventos, Passarela do Samba e Unidade da Polícia Civil) estão de costas para o mar.
Metodologia do Workshop CHIS
O Laboratório de Cidades mais Humanas, Inteligentes e Sustentáveis (LabCHIS) da UFSC vem aplicando e aperfeiçoando em diversos bairros de várias cidades brasileiras uma metodologia de workshop intensivo para definição de projetos estruturantes para o bairro, segundo o conceito CHIS. O conceito CHIS foca em medir resultados pela melhoria do bem-estar da população e não apenas pelo uso de tecnologias, destacando-se, portanto, da chamada Smart City. O Workshop CHIS consegue chegar a resultados - às vezes surpreendentes - para a cidade em um curto espaço de tempo (5 dias seguidos, 5 horas por dia). A metodologia é baseada no design thinking.
Período de Realização
De 13 de novembro de 2023 a 17 de novembro de 2023, das 13h30 às 18h30.
Como Participar
Os interessados em participar do workshop externos à UFSC devem inscrever-se gratuitamente até 07/11 no site. A confirmação das inscrições será enviada aos selecionados até o dia 08/11. O workshop é uma atividade de trabalho intensivo – espera-se dos participantes imersão total durante o período de realização. Os alunos da UFSC serão inscritos na disciplina Workshop CHIS do Programa de Pós Graduação em Engenharia, Gestão e Mídia do Conhecimento e receberão 2 créditos pelo trabalho realizado. Os participantes externos receberão um certificado de participação emitido pela UFSC.
Participantes
Todas as pessoas interessadas na região, por motivos de dever de ofício (Prefeitura, Estado, União, Poder Legislativo e Judiciário), motivos acadêmicos (alunos de Pós-Graduação da UFSC e outras universidades), interesse direto (moradores, comerciantes, empresários, frequentadores) e representantes da Sociedade Civil organizada (FloripAmanhã, Floripa Sustentável e outros). O número ideal de participantes, para o bom andamento dos trabalhos e uma boa produtividade do grupo é da ordem de 50. Os participantes serão divididos, a partir do 2º dia, em sete Grupos de Trabalho (GTs) temáticos nas dimensões principais da Cidade mais Humana, Inteligente e Sustentável (CHIS), a saber: Desenvolvimento Econômico Inteligente; Pessoas Inteligentes; Bem-estar da população; Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural; Meio-ambiente Inteligente; Inclusão Social Inteligente; e Mobilidade de pessoas Inteligente.
Local
Todos os encontros serão realizados, presencialmente, na Uniasselvi, unidade Florianópolis, localizada na Rua Tiradentes, no Centro de Florianópolis. Serão realizadas também visitações de imersão no local objeto de estudo, isto é, a região da Praça XV até o mar.
O que são CHIS?
Uma Cidade mais Humana, Inteligente e Sustentável (CHIS) pode ser definida como uma comunidade que promove sistematicamente o bem estar completo de todos os seus residentes e, proativamente e sustentavelmente, é capaz de se transformar num lugar cada vez melhor para as pessoas morarem, trabalharem, estudarem e se divertirem.