Workshop CHIS - Centro Histórico de Congonhas
O Centro Histórico de Congonhas abriga uma forte tradição religiosa (Igrejas, Museu, Romaria) e cultural (os profetas do Aleijadinho e outras obras) de imenso valor para a cidade e para o país.
A atividade de mineração, intensificada nas últimas décadas, apesar de trazer a maior parte da arrecadação do município, traz também um forte impacto visual para a cidade, afastando os turistas que desejam ver e vivenciar essas ricas manifestações culturais.
O Workshop baseado nos conceitos das Cidades mais Humanas, Inteligentes e Sustentáveis vai buscar, em consenso com os moradores e frequentadores da cidade, 5 projetos estruturantes capazes, uma vez implementados, de transformar esta realidade do Centro Histórico da cidade e contribuir para o Desenvolvimento Sustentável de Congonhas como um todo, conforme proposto pelo projeto em andamento com a Fundação Dom Cabral.
Metodologia do Workshop CHIS
O Laboratório de Cidades mais Humanas, Inteligentes e Sustentáveis (LabCHIS) da UFSC vem aplicando e aperfeiçoando em diversos bairros de várias cidades brasileiras uma metodologia de workshop intensivo para definição de projetos estruturantes para o bairro, segundo o conceito CHIS. O conceito CHIS foca em medir resultados pela melhoria do bem-estar da população e não apenas pelo uso de tecnologias, destacando-se, portanto, da chamada Smart City. O Workshop CHIS consegue chegar a resultados - às vezes surpreendentes - para a cidade em um curto espaço de tempo (5 dias seguidos, 5 horas por dia). A metodologia é baseada no design thinking.
Período de Realização
De 29 de abril de 2024 a 03 de maio de 2024, das 13h30 às 18h30.
Como Participar
Inscreva-se gratuitamente no site até o dia 26/4. A participação no Workshop dará direito a um Certificado emitido pela Fundação Dom Cabral e pela Universidade Federal de Santa Catarina e pode valer créditos para os alunos, bem como reconhecimento para os demais participantes.
O workshop é uma atividade de trabalho intensivo – espera-se dos participantes imersão total durante o período de realização.
Participantes
Todas as pessoas interessadas na região, por motivos de dever de ofício (Prefeitura, Estado, União, Poder Legislativo e Judiciário), motivos acadêmicos (alunos de Graduação e Pós-Graduação), interesse direto (moradores, comerciantes, empresários, frequentadores) e representantes da Sociedade Civil organizada. O número ideal de participantes, para o bom andamento dos trabalhos e uma boa produtividade do grupo é da ordem de 40. Os participantes serão divididos, a partir do 2º dia, em cinco Grupos de Trabalho (GTs) temáticos em algumas das dimensões da Cidade mais Humana, Inteligente e Sustentável (CHIS), a saber: Desenvolvimento Econômico Inteligente; Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural - Destino Turístico Inteligente; Meio ambiente Inteligente; Inclusão Social Inteligente; e Mobilidade Inteligente de Pessoas.
Local
Todos os encontros serão realizados, presencialmente, no Centro Cultural da Romaria, localizado na Alameda cidade de Matozinhos, Congonhas. Serão realizadas também visitações de imersão no local objeto de estudo, isto é, o Centro Histórico de Congonhas.
O que são CHIS?
Uma Cidade mais Humana, Inteligente e Sustentável (CHIS) pode ser definida como uma comunidade que promove sistematicamente o bem estar completo de todos os seus residentes e, proativamente e sustentavelmente, é capaz de se transformar num lugar cada vez melhor para as pessoas morarem, trabalharem, estudarem e se divertirem.