A Disciplina de Cidades mais Humanas, Inteligentes e Sustentáveis do PPGEGC-UFSC é ofertada em formato imersivo. Durante 5 dias em tempo integral, alunos, professores e representantes da sociedade planejarão a transformação de uma região específica em um lugar mais humano, inteligente e sustentável.
Tema 2017 - a Ponte Hercílio Luz
O tema escolhido para a edição deste ano da disciplina é a Ponte Hercílio Luz, localizada na menor distância geográfica entre continente e ilha em Florianópolis/SC. Inaugurada em 1926 e tendo funcionado por apenas 56 anos, a Ponte atualmente encontra-se em longa reforma.
A primeira intervenção aconteceu em 1991 para retirada de 400 toneladas de material, de forma que ficasse mais leve. Por possíveis dificuldades de projeto de reforma, mau uso de dinheiro público e desinteresse, a ponte segue desativada há 26 anos.
Famoso símbolo da cidade, o monumento tombado é alvo de controvérsias que precisam de uma solução inovadora que coloque a cidade no mapa do movimento mundial de regiões mais inteligentes e humanas.
DOWNLOAD
Faça o download das leituras obrigatórias e complementares da disciplina.
Dimensões
Acesse os materiais de apoio da disciplina para o seu grupo.
Palestrantes
Eduardo Moreira da Costa
Fundador e Diretor Presidente da Pi-Academy, empresa internacional de consultoria em empreendedorismo e inovação, e diretor do laboratório acadêmico LabCHIS (Cidades mais Humanas, Inteligentes e Sustentáveis) na UFSC. Professor do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC. Foi Diretor de Inovação da FINEP (2007-2010) e Diretor de Programas Especiais do CNPq (1993-1997). Como “visiting scholar” em Harvard (1997-2002) escreveu “Global e-commerce strategies for small businesses” (MIT Press, 2001) traduzido também para o Japonês e Chinês. Possui doutorado em Eletrônica – University of Southampton (1981) e mestrado em Ciências da Computação – UFMG (1976).
Cassio Taniguchi
Foi consultor de grandes projetos urbanísticos, tendo integrado frentes de equipes administrativas por todo o Brasil como, por exemplo, em Curitiba, Rio de Janeiro, Brasília, São Paulo, Campo Grande, Aracaju, Goiânia, e também ações internacionais em San Juan (Porto Rico), Abu-Dhabi (Emirados Árabes Unidos), Japão, EUA e países europeus. Ocupou o cargo de prefeito de Curitiba por dois mandatos consecutivos (1997-2001 e 2001-2005). Atualmente é Superintendente da Região Metropolitana da Grande Florianópolis, do Governo do Estado de Santa Catarina.
Vanessa Pereira
Possui pós-graduação, mestrado, em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade (2007), e graduação em Arquitetura e Urbanismo, ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Atuou como professora titular da Faculdade Barddal, professora substituta da Universidade Federal de Santa Catarina, Chefe da Divisão Técnica do IPHAN/SC, chefe do Escritório Técnico do IPHAN em São Francisco do Sul/SC, e arquiteta e urbanista da empresa Occa Projeto e Incorporação, sendo responsável pelo desenvolvimento e coordenação de projetos de arquitetura e restauração, bem como por estudos urbanísticos. Recentemente, integrou a equipe técnica do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis como Superintendente Adjunta e Superintendente. Atualmente é Diretora de Preservação do Patrimônio Cultural - da Fundação Catarinense de Cultura.
Carlos Stadler
Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1975), mestrado em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (1986) e doutorado em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Bio-Inorgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: cinética, síntese e caracterização de complexos modelos bio-inorgânicos. Consultor em Gestão Ambiental. Foi Oficial do exército e professor nas Universidades UEPG e na UFPR, professor visitante na UTFPR no curso de Pós-graduação em engenharia de produção. 2004-2006. Coordenador curso de mestrado interdisciplinar em química- convênio UFSC/UEPG. Atualemente é Presidente da Associação Amigos do Parque da Luz, Secretário no CONSEG e membro CODECEN-ACIF.
Prof. Richard Perassi
Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001), é professor vinculado ao departamento de Expressão Gráfica da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando como pesquisador e ministrando disciplinas no curso de graduação em Design (EGR/UFSC) e nos programas de pós-graduação em Design (Pós-Design/UFSC) e Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC/UFSC). Também, é líder do grupo de pesquisa “Significação da Marca, Informação e Comunicação Organizacional” (SIGMO/UFSC/CNPq).
Prof. Francisco Fialho
Possui graduação em Engenharia Eletrônica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1973) e em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999), Mestrado em Engenharia de Produção, Ergonomia, pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992) e Doutorado em Engenharia de Produção, Engenharia do Conhecimento, pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Engenharia e Gestão do Conhecimento, atuando principalmente nos seguintes temas:engenharia do conhecimento, mídias do conhecimento, eco-ergonomia, gestão do conhecimento e ergonomia cognitiva. Líder do Núcleo de Estudos e Desenvolvimentos em Conhecimento e Consciência - NEDECC. Líder do Núcleo de Pesquisas em Complexidade e Cognição - NUCOG. Participante do Núcleo da Engenharia da Integração e Governança do Conhecimento para a Inovação - ENGIN da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC e do LGR - Laboratório de Gestão Responsável.
Prof. Clarissa Stefani Teixeira
Pós-Doutora. Professora da Universidade Federal de Santa Catarina dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento e Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação. Na área científica possui mais de 100 artigos publicados e é revisora de 14 periódicos nacionais e internacionais. Tem experiência em elaboração e gestão de projetos com órgãos de fomento e financiamento como: Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Como Gerente de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado de Santa Catarina - Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) atuou como gestora de projetos em âmbito Estadual e elaboração da Política Estadual de CT&I. Em meio empresarial teve atuação em inovação, tecnologia, usabilidade e ergonomia. Atuou como supervisora geral da reformulação do Portal do Professor do Ministério da Educação. Atua na implantação dos 13 Centros de Inovação do Estado de Santa Catarina (SDS-RECEPETi-UFSC). É coordenadora do Centro Sapiens e de diversos projetos na área de habitats de inovação. É líder do Grupo de Pesquisa em Habitats de Inovação e Empreendedorismo da UFSC - VIA Estação Conhecimento (via.ufsc.br).
Prof. Roberto de Oliveira
Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 1972, onde lecionou na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 1972, onde lecionou na Graduação e no Programa de Pós-graduação de Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Sistemas, e continua na Arquitetura e Urbanismo. Doutorado em Metodologia de Projeto Habitacional pela University of Waterloo, Canadá (1994), onde completou pesquisa de Pós-doutorado em Influência do Desenho Urbano em Custos Habitacionais (1995). Pesquisou anualmente a demanda habitacional em parceria com o SINDUSCON-Fpolis para subsidiar o mercado imobiliário, onde também presta consultoria pontuais em assuntos urbanos de Florianópolis. Tem experiência em Metodologia de Gestão do Projeto do Produto, atuando principalmente nos seguintes temas: gerenciamento territorial e urbano, com foco principal na gestão do processo de projeto na construção de edifícios, com desdobramentos na gestão urbana e na habitação popular (Habitação Social e sua inserção urbana). Professor voluntário da UFSC estabelecido no Departamento de Arquitetura e Urbanismo. Orientou 23 doutorados e 47 mestrados. Na prática executou mais de 50 mil metros quadrados em edificações e projetou mais de 300 mil metros cúbicos em estruturas.